quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Ficha de Trabalho : Much Loved


Much Loved 


A. Ficha Técnica

1. Titulo 
    Much Loved

2. Realização
    Nabil Ayouch 

3. Atores Principais 
    Loubna Abidar, Asmaa Lazrak, 
    Halima Karaouane, 
    Sara Elhamdi Elalaoui, Carlo Brandt 

4. Ano de Realização
    2015 

5. Duração
     1h48min



B. Género 
  • Drama

C. Breve Resumo 

A primeira impressão que o filme Much Loved transmite é a ousadia. O filme foi exibido no Festival de Cannes em 2015, França, logo após a sua exibição foi proibido em Marrocos. Much Loved dirigido por Nabil Ayouch, retrata a vida quotidiana de jovens muçulmanas,  o que se verifica no filme é a prostituição e como é tratada a própria mulher. 




A causa pela qual o filme foi proibido em Marrocos foi, a condição da mulher na sociedade mulçumana, onde põem em causa os valores morais e a própria mulher marroquina, e é contra a imagem da realeza. Os temas que são abordados no filme, não surpreendem os expetadores, os temas desenvolvidos são a submissão, a exploração e a repressão, que as mulheres estão sobretudo sujeitas pela força da lei e da sua religião. 

Neste filme, podemos verificar a forma como é tratada a mulher, como expõe a sua sexualidade, onde vai haver um contraste com aquela imagem feminina que o mundo islâmico tenta projetar, mas que por vezes não se percebe com tanta clareza. No entanto, a força repressiva e agressiva, pela parte dos clientes, do sexo masculino, e a exploração feita pelas próprias famílias das jovens, que irá complementar o contexto em que o filme se insere. 




O filme, ao focar a imagem da mulher enquanto prostituta, que são postas à prova, no fundo o que o filme denuncia é fundamento social, que é independente dos géneros, implica o ideal moral. Neste filme podemos verificar, que para ambos os sexos seja feminino ou masculino, que vale tanto que eles próprios se obrigam a literalmente cumprir os seus papeis de virilidade e desempenho sexual, ao que por vezes não corresponde ao desejo, literalmente o que estamos aqui haver é que, pode não haver desejo mas que tem que fazer aquilo. 

Para concluir, podemos dizer que entre várias noitadas, o que realmente o filme quer transmitir é as atitudes das jovens quanto a sua intimidade, o modo de vida delas em casa, a forma em que elas se cuidam e protegem mas se for necessário também se agridem. 


D. Comentário (ligação com os conteúdos lecionados)

Com a visualização do filme "Much Loved", podemos fazer uma ligação entre a temática do mesmo e os conteúdos trabalhados nas aulas de sociologia. O filme "Much Loved" retrata a opressão, a violência e os tabus da vida quotidiana. 

Neste filme, podemos ver que o papel da mulher, é visto mais uma vez, como secundário, no sentido em que são tratadas como meros objetos. A cultura muçulmana,  que é retratada no filme, como é conhecida pelo seu papel de menosprezar a mulher, ao que lhes tira vários dos seus direitos, sendo oposto ao as decisões dos pais desenvolvidos. Deste modo, conseguimos, contextualizar as temáticas tratadas no filme, com os conteúdos leccionados nas aulas de sociologia, como temos o caso da cultura, do amor, etc. 

A partir do filme, conseguimos visualizar a grande diferença que existe entre a sociedade que nós vivemos e aquela que é retratada no filme. A opressão que é vivida na cultura muçulmana contrasta muito contrasta com os direitos das mulheres em Portugal. As mulheres portuguesas vêem como desconsideração, a forma como são tratadas aquelas mulheres, que no caso delas é como uma forma de declararem o amor que sentem por elas.  Assim se pode ver que a cultura é diferente, e não é por não saber-mos viver nela que a podemos desrespeitar, pelo contrário, temos que respeitá-la. 

Além de tudo aquilo que já referi, temos o caso da prostituição, que na nossa sociedade, é visto de uma maneira mais "rude", na sociedade muçulmana é demonstrada como uma realidade. Contudo, não podemos só falar de prostituição, porque também temos o caso da homossexualidade, que nos é apresentado como um assunto real. Deste modo, existe uma grande diversidade de seres e comportamentos. 

Afinal, cada ser humano tal como a sua sociedade, tem o seu modo de vida e a sua cultura, e cabe a cada um de nós saber respeitá-la e saber agir em acordo com as diferentes situações a que estamos sujeitos, porque como seres sociais que somos, devemos integrar-nos em sociedade, não inferiorizando ninguém. 










    


Sem comentários:

Enviar um comentário