quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Socialização e Agentes de Socialização


Socialização e Agentes de Socialização 

 O que é Socialização?



 Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.

 Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.

Socialização primária e secundária

Os comportamentos dos indivíduos não são naturais, são culturais. Na verdade, são o resultado da integração dos valores, das normas sociais e dos papéis sociais. A socialização começa na infância, esta etapa chama-se “socialização primária”, e continua por toda a vida. Durante a socialização primária, a família, a escola e os amigos têm um papel particularmente importante. Nesta fase o indivíduo aprende a falar, regras impostas pela sociedade e descobre alguns modelos comportamentais.

socialização secundária é posterior à socialização primária, existe quando o indivíduo chega à idade adulta. Nesta fase, a socialização integra o indivíduo em novos contextos (no trabalho, por exemplo). O indivíduo vai aprender novos papéis.


Tipos de mecanismos de socialização

A socialização por aprendizagem: O individuo socializa-se quando aprende os valores, as normas sociais. Por exemplo, o professor diz explicitamente o que ele tem de fazer e não fazer.
A socialização por imitação: O individuo reproduz os comportamento que ele pode ver.
A socialização por identificação: O indivíduo vai se identificar com outras pessoas (pais, personalidades da televisão, etc.)
mecanismos de socialização
Os mecanismos de socialização são postos em acção por um certo número de agentes sociais privilegiados denominados agentes de socialização. É muito difícil separar a parte de actuação que cabe a cada um dos agentes. Eles são:
  • A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade. Mas na sociedade actual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novos factores culturais. No caso das famílias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socialização dos pais pois são as crianças que facilitam a integração dos seus pais.
  • A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.
  • Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituições que continuam a sua socialização. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade actual dispõe são os meios de comunicação.

Resultado de imagem para Socialização
Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário