quarta-feira, 12 de outubro de 2016



       Conceitos Sociológicos Fundamentais 








Sociologia: A palavra é derivada do latim “sociu-” (sociedade/associações) e do grego “logos” (palavra, razão e estudo). Da palavra podemos então retirar conclusões 
daquilo que ela se refere. Portanto, a sociologia é o estudo sobre as sociedades humanas, os seus respectivos padrões culturais, relações de trabalhoinstituições e convívio social. A disciplina lida e encontra as técnicas e métodos que são mais eficazes e adequados para "aceder" a estes contextos e assim, poder intervir e analisá-los. 




Facto social ou fenómeno social: Factos sociais são formas de agir, de pensar e de sentir que se generalizam, isto é, que se repetem em todos os membros de uma sociedade ou de uma comunidade específica. Porém, nem todos os hábitos e costumes que se repetem podem ser considerados um facto social. Por exemplo: dormir e comer são ações que todos nós praticamos, mas fazem parte do universo biológico – são portanto, assunto para as Ciências Naturais. Duas características centrais definem a essência dos fatos sociais:é a sua capacidade de coerção e sua externalidade em relação ao indivíduo. Fenômeno social corresponde aos comportamentos, ações e situações observadas em determinadas sociedades, organizações e grupos. Logo ambos os conceitos se vão interligar. 




Ação social:  O conceito de acção social pertence ao universo da sociologia, que é a ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais. Em sentido lato, acção social é toda e qualquer acção que afecta a conduta de outros. O sociólogo Max Weber contemplou quatro tipos de acção social: 
  • A tradicional (vinculada aos costumes)
  • A afectiva (relacionada com as emoções)
  • A racional em conformidade com os valores (guiada por uma norma moral) 
  • A aquela que visa a obtenção de um fim racional.



Senso comum vs conhecimento cientifico: O senso comum é um conjunto de saberes simples, pouco elaborados e resultam da experiência de vida e não de investigações científicas. O conhecimento científico é diferente do senso comum. A ciência através de seus métodos, teorias e conceitos é uma forma mais aprofundada de entendimento e explicação dos fenômenos que acontecem na realidade. O método científico procura evitar que julgamentos de valor, atrapalhem a análise dos fatos. A principal atitude a ser desenvolvida com o olhar sociológicoé a desnaturalização e o estranhamento. Ou seja, observar a realidade com certo distanciamento e objetividade, buscando sempre construir uma atitude de afastamento em relação a aquilo que lhe é familiar. Desenvolver um ponto de vista questionador em busca da compreensão e a explicação das razões de determinados fenômenos sociais, procurando não deixar que os preconceitos, as prenoções atrapalharem a análise e o entendimento das causas dos acontecimentos da vida em sociedade. O olhar sociológico procura questionar tudo aquilo que no comportamento humano parece como “natural” e imutável, negando aquela atitude “isso sempre foi assim, e vai continuar assim prá sempre”.   






 

Sem comentários:

Enviar um comentário