quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Conceitos Sociológicos- por Jaime Leão



Conceitos Sociológicos 



Sociologia (definição)


A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais (conjunto de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações). Esta ciência analisa as formas internas de organização, as relações que os sujeitos mantêm entre si e com o sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social.


http://conceito.de/sociologia





Facto Social 


Facto social consiste da maneira de agir, pensar e sentir exteriores ao individuo dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem.
Os factos sociais são uma norma coletiva, com independencia e poder de coerção sobre o individuo. Estes factos sociais podem se relacionar todos ao meio onde o individuo está inserido.
O fato social de acordo com Émile Durkheim, “é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais”
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fato_social



Fenómeno Social

Fenómeno social corresponde aos comportamentos, acções e situações observadas em determinadas sociedades, organizações e grupos. Ocorrem frequentemente em determinados períodos da história. Um exemplo da nossa vida diária é a moda. Os fenómenos podem ser tanto de efeitos positivos quanto negativos. Caso negativo, é chamado de problema social.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fen%C3%B4meno_social



Ação Social

A ação social é toda e qualquer ação que afeta os outros individuos. Max Weber identificou quatro tipos de ação social:a tradicional (vinculada aos costumes), a afectiva (relacionada com as emoções), a racional em conformidade com os valores (guiada por uma norma moral) e aquela que visa a obtenção de um fim racional.

http://conceito.de/accao-social



Senso comum versus Conhecimento cientifico

Senso comum baseia-se nos sentidos, crenças e tradições. É um saber que se adquire através da vida que se leva em sociedade, por isso, é um saber informal, adquirido de forma espontânea. Apesar de limitado, o senso comum é fundamental, sem o qual  não nos conseguiríamos orientar na nossa vida quotidiana.

Conhecimento cientifico é a informação que origina de factos reais e cientificamente comprovados.
Este surge da necessidade e do desejo que o ser humano tem de saber como as coisas funcionam. Este conhecimento, dependendo da maneiro de como é utililzado, pode ser benefico ou maligno para a sociedade. Por exemplo, quando utilizado de maneira correta, pode ser utilizado para curar doenças e salvar vidas, mas se for utilizado de forma maligna, pode se usar este conhecimento para a criação de uma arma de destruição em massa.

http://caminhodapsicologia.webnode.com.pt/introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20psicologia/psicologia-vs-senso-comum/
http://www.estudopratico.com.br/conhecimento-cientifico-senso-comum-ciencia-e-terminologia/

Sem comentários:

Enviar um comentário