quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Sociologia
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. Pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. Estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades.Abrange várias áreas, existindo a sociologia comunitária, financeira, política, jurídica, do trabalho, sociologia familiar, entre outras.


  
(https://www.significados.com.br/sociologia/)







Facto social (ou fenómeno social)

Facto social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõe. Uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Fato_social)





Acção social
O conceito de acção social pertence ao universo da sociologia. É toda a acção que afecta a conduta dos outros. São conhecidos quatro tipos de acção social: a tradicional, a afetiva, a racional em conformidade com os valores e, aquela que visa a obtenção de um fim racional. A acção social tem como principal objetivo, satisfazer necessidades básicas que (por derivados motivos) um grupo da população não consegue satisfazer; esta acção aparece também em momentos específicos como catástrofes naturais e situações de emergência.
Este tipo de acção pretende transformar o estado das coisas para alcançar outro estado com maior qualidade de vida.


(http://conceito.de/accao-social)





Senso comum versus Conhecimento científico
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comutamente adquiridas pelos indivíduos. É o conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências vividas e observações do mundo. Não se baseia em métodos científicos mas sim no modo espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no quotidiano.
Já o conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser um conhecimento cientifico deve ser baseado em observações e experimentações, estas servem para testar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
Ainda em relação ao senso comum, este ajuda-nos a transmitir certas informações de geração em geração e, pode também originar o prolongamento de crenças (algumas podem não ser as mais certas/corretas) que só são "ultrapassadas" por estudos científicos,
É aqui que estes dois conceitos se intersectam, o senso comum é baseado em testemunhos culturais, e o conhecimento científico em métodos de pesquisa. Um é a continuação do outro, a ciência pode confirmar/desmentir factos/conhecimentos baseados no senso comum através dos métodos de pesquisa.

(https://www.significados.com.br/senso-comum/
https://www.significados.com.br/conhecimento-cientifico/
http://caminhodapsicologia.webnode.com.pt/introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20psicologia/psicologia-vs-senso-comum/)






Sem comentários:

Enviar um comentário