Aluno(a): Mariana Antunes Bernardo
Ficha técnica:
A.
1. Título: "Much Loved"
2. Realização: Nabil Ayouch
3. Atores principais: Loubna Abidar, Halima Karaouane, Asmaa Lazrak, Sara Elhamdi Elalaoui, Abdellah Didane
4. Ano de realização: 2015
5. Duração: 1 hora e 44 minutos
B.
Género:
Drama
C.
Breve resumo:
Quatro mulheres prostituem-se.
Ao desenrolar do filme, vê-se as atitudes das prostitutas na sua intimidade, o modo relaxado como se comportam em casa, como se protegem umas à outras.Essa ligação, é notável quando uma delas é espancada pelo seu companheiro da noite.
A temática deste filme seria normal se não estivéssemos em Marrocos. Pois neste país a sua religião, o islamismo, aplica regras rígidas à autonomia das mulheres.
No final do filme, quando uma delas é espancada pelo seu companheiro da noite, vê-se essa ligação entre elas. Cansadas, vão numa espécie de viagem de férias, cena onde o filme acaba. Na praia, elas põem-se a pensar se é mesmo necessário voltar à vida de prostituta. E o filme acaba assim, numa reflexão sobre as suas vidas.
D.
Comentário:
O filme, "Much Loved", remete para um tema, a prostituição e a sexualidade, que é considerado um tema "anormal" para o seu país, Marrocos.
Em Marrocos, a sua cultura é muito reservada em relação às mulheres. Elas apenas existem para as lides domésticas, para cuidar dos filhos, entre outros. Basicamente os seus direitos são restritos em comparação aos homens.
Por isso mesmo, este filme saltou à vista como algo inapropriado.
Esta é uma temática que já abordamos nas aulas de de Sociologia.
Sem comentários:
Enviar um comentário