O que é Sociologia:
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objecto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenómenos de interacção entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades. Como é relativa aos fatos e à realidade, não determina regras dos estados sociais e das particularidades da conduta humana, porque esse é objectivo da filosofia e ética social. A palavra "sociologia" foi criada por A. Comte, mas o conceito surgiu através do pensamento social e filosófico do iluminismo(por exemplo: em Montesquieu e Hobbes) e no idealismo alemão (por exemplo: Hegel).
A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia económica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.
Através das pesquisas sobre os fenómenos que se repetem nas interacções sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).
Surgimento da Sociologia
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações económicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.
O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.
Outras importantes correntes sociológicas foram iniciadas por Karl Marx e Max Weber.
Sociologia da educação
A sociologia da educação é vista como uma área da sociologia, que tem como finalidade estudar a interacção entre a escola (que é vista como um elemento de socialização) e a sociedade onde está inserida. Além disso, também contempla a escola como uma organização e instituição social.
Sociologia do trabalho
A sociologia do trabalho estudo os fenómenos sociais que ocorrem a nível do mundo do trabalho. Além disso, a sociologia do trabalho estuda a organização e evolução na área do trabalho e a sua influência social desses fenómenos.
Sociologia do direito
A sociologia do direito remete para os fenómenos jurídicos ou da área do direito na nossa sociedade.
Link do site:
https://www.significados.com.br/sociologia/
Facto Social ou fenómeno social:
Consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem. Só há fatos sociais onde houver organização definida . Há, por exemplo, certas correntes de opinião que nos levam, com intensidade desigual segundo o tempo e os países, ao casamento, ao suicídio ou a uma natalidade mais ou menos forte; estes são, evidentemente, fatos sociais.
Define-se o fato social como uma norma colectiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo. Tudo está relacionado ao meio em que se esta inserido. O fato social de acordo com Émile Durkheim, “é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais”.
Isto significa que os fatos sociais são comuns a todos os indivíduos em uma determinada sociedade, pois todas as pessoas tem um modo, um jeito de interagir, é como existir duas pessoas em uma só e os fatos sociais exercem um certo poder de obrigação sobre a sociedade pois a sociedade é quem forma o homem.
Link do site:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fato_social
Acção Social:
O conceito de acção social pertence ao universo da sociologia, que é a ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais. A acção social é toda e qualquer acção que afecta a conduta de outros. O sociólogo Max Weber contemplou quatro tipos de acção social: a tradicional (vinculada aos costumes), a afectiva (relacionada com as emoções), a racional em conformidade com os valores (guiada por uma norma moral) e aquela que visa a obtenção de um fim racional.
Link do site:
http://conceito.de/accao-social
Senso comum versus conhecimento cientifico:
Características do senso comum:
O ser humano está a todo o momento à procura explicações sobre os factos que observa em seu quotidiano. Essa forma de conhecimento da realidade pode ser chamada de senso comum. O senso comum é aquele pensamento mais imediato, superficial, cheio de sentimentos e muitas vezes carregado de preconceitos. O senso comum é um conjunto de saberes simples, pouco elaborados e resultam da experiência de vida e não de investigações científicas.
Características do conhecimento científico:
O conhecimento científico é diferente do senso comum. A ciência através de seus métodos, teorias e conceitos é uma forma mais aprofundada de entendimento e explicação dos fenómenos que acontecem na realidade. O método científico procura evitar que julgamentos de valor, atrapalhem a análise dos fatos.
Link do site:
http://blog.portalpositivo.com.br/sociologiatecnologia/2013/02/13/introducao-a-sociologia-senso-comum-e-conhecimento-cientifico/
Sem comentários:
Enviar um comentário