Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objetivo do estudo da sociologia engloba a análise dos fenómenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
A expressão Fenómenos Sociais designa os fenómenos que decorrem da vida social e do comportamento humano em sociedade, tais como os fenómenos económicos (desemprego, crescimento económico), fenómenos demográficos (crescimento populacional, emigração e imigração), fenómenos sociológicos (moda, dieta alimentar), fenómenos políticos, fenómenos históricos, etc. Todos estes fenómenos sociais constituem o objecto de estudo das Ciências Sociais, as quais os estudam a partir de diferentes perspectivas e com diferentes objetivos.
O conceito de acção social pertence ao universo da sociologia, que é a ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais. Em sentido vasto, acção social é toda e qualquer acção que afecta a conduta de outros. O sociólogo Max Weber contemplou quatro tipos de acção social: a tradicional, a afectiva, a racional em conformidade com os valores e aquela que visa a obtenção de um fim racional.
Do Senso Comum ao Conhecimento Cientifico vai uma distância considerável, apesar de que, ao longo dos tempos se verifique uma aproximação. O primeiro baseia-se nos sentidos, crenças, tradições, acredita no que vê ou sente, é fruto das experiências do quotidiano, ou naquilo que se tornou evidente através da evolução da ciência.
O Senso Comum tem factores positivos e negativos. Se por um lado relaciona conhecimentos e sabedoria popular e os transmite de geração em geração fornecendo bases para uma vida adaptada à sociedade em que estamos inseridos, por outro lado poderá originar o prolongamento de crenças ou opiniões menos verdadeiras e/ou preconceituosas que se arrastam no tempo, somente ultrapassadas por pesquisas/estudos científicos. E é precisamente neste ponto que é benéfica a interligação entre o Senso Comum - baseado em testemunhos culturais – e o Conhecimento Cientifico – baseado em métodos de pesquisa. Um, é a continuação do outro, a Ciência pode comprovar ou desmistificar factos/acontecimentos baseados no senso comum, através dos métodos de pesquisa científica.
Sem comentários:
Enviar um comentário