quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ficha de trabalho : Filme - "Much loved"

lições 59 e 60 - 25-1-2017

Visionamento do filme : Much loved

Resultado de imagem para filme much loved cannes

Date de sortie 16 septembre 2015 (1h 44min)
Genre Drame
Nationalités MarocainFrançais

SYNOPSIS ET DÉTAILS

Interdit aux moins de 12 ans
Marrakech, aujourd'hui. Noha, Randa, Soukaina et Hlima vivent d'amours tarifées. Ce sont des prostituées, des objets de désir. Vivantes et complices, dignes et émancipées, elles surmontent au quotidien la violence d’une société qui les utilise tout en les condamnant.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Socialização e Agentes de Socialização


Socialização e Agentes de Socialização 

 O que é Socialização?



 Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.

 Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.

Socialização primária e secundária

Os comportamentos dos indivíduos não são naturais, são culturais. Na verdade, são o resultado da integração dos valores, das normas sociais e dos papéis sociais. A socialização começa na infância, esta etapa chama-se “socialização primária”, e continua por toda a vida. Durante a socialização primária, a família, a escola e os amigos têm um papel particularmente importante. Nesta fase o indivíduo aprende a falar, regras impostas pela sociedade e descobre alguns modelos comportamentais.

socialização secundária é posterior à socialização primária, existe quando o indivíduo chega à idade adulta. Nesta fase, a socialização integra o indivíduo em novos contextos (no trabalho, por exemplo). O indivíduo vai aprender novos papéis.


Tipos de mecanismos de socialização

A socialização por aprendizagem: O individuo socializa-se quando aprende os valores, as normas sociais. Por exemplo, o professor diz explicitamente o que ele tem de fazer e não fazer.
A socialização por imitação: O individuo reproduz os comportamento que ele pode ver.
A socialização por identificação: O indivíduo vai se identificar com outras pessoas (pais, personalidades da televisão, etc.)
mecanismos de socialização
Os mecanismos de socialização são postos em acção por um certo número de agentes sociais privilegiados denominados agentes de socialização. É muito difícil separar a parte de actuação que cabe a cada um dos agentes. Eles são:
  • A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade. Mas na sociedade actual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novos factores culturais. No caso das famílias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socialização dos pais pois são as crianças que facilitam a integração dos seus pais.
  • A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.
  • Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituições que continuam a sua socialização. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade actual dispõe são os meios de comunicação.

Resultado de imagem para Socialização
Fontes:


Socialização e agentes de socialização

Agrupamento de Escolas de São João da Talha 

Ano Letivo 2016/17

Professora: Leonor Alves 



Socialização e Agentes da Socialização 







Resultado de imagem para socialização



Beatriz Morgado Nº3 12ºC






Socialização

A socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, pelo meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo. 

A socialização é o processo pela qual o individuo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. O individuo através da socialização desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, onde adquirem os hábitos que os capacitam a viver numa sociedade.

Socialização Primária 

A socialização primária, nas crianças tem um valor primordial e deixa marcas muito profundas para toda a vida, já que é em criança, que construímos o primeiro mundo do individuo. 

A criança na socialização primária aprende e interioriza : 
  • A linguagem 
  • As regras básicas da sociedade 
  • A moral
  • Os modelos comportamentais do grupo ao qual pertencemos 



Socialização Secundária 

A socialização secundária, ocorre na vida adulta, a propósito das várias alterações significativas na condição social das pessoas, temos o exemplo: 
  • Mudança do estado civil 
  • Entrada no mundo de trabalho 
  • Ser preso 
  • Ficar desempregado 


Mecanismos de Socialização 

A interiorização da cultura do grupo ao qual um determinado individuo pertence ou deseja pertencer, é necessário recorrer a certos mecanismos, sendo eles os seguintes: 

  • Aprendizagem - é através da aprendizagem que são incutidos valores ao individuo, as regras sociais, consideradas corretas 
  • Imitação - é a reprodução dos comportamentos observados pelo individuo, isto é, copiados 
  • Identificação - é o processo quando um individuo se identifica com outra pessoa que desempenha determinados papéis considerados importantes. A identificação faz com que o individuo em causa adquira, esses mesmos comportamentos. 

Agentes de Socialização 

A integração dos seres humanos em grupos exige, que cada individuo assimile novas regras e padrões para agirem de maneira correta. Estes grupos são também considerados agentes de socialização. 

Os grupos mais importantes são: 
  • A família - a família tem um papel determinante nos primeiros anos de vida.  Nos primeiros anos de vida, as crianças adquirem, a linguagem e os habitos do seu grupo social. Os primeiros anos de vida de uma criança, são os mais importantes, os pais tem o papel de adaptar os filhos a sociedade. 
  • A escola - é na escola que a criança entra no meio social, onde vai ter uma influência fundamental na sua vida. Tem várias funções, as quais são, proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos. Tudo o que eles aprendem na escola, vão lhe ser úteis para toda a vida, impõem-lhe novas regras além daquelas que os pais impõem e uma disciplina que os liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, vão aprender a conhecer os outros e o meio que os rodeia.
  • Os Grupos Sociais - durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e a outras instituições que continuam a sua socialização. 


http://pt.slideshare.net/filosofiavilaflor/socializao-4372622?qid=a0c74ba7-3843-4a17-9878-1ffb54188182&v=&b=&from_search=6
https://www.significados.com.br/socializacao/
http://societaslogos.blogspot.pt/2009/09/agentes-de-socializacao.html







Agrupamento de Escolas de São João da Talha

Ano Letivo 2016/17

Professora Leonor Alves



Socialização e Agentes de Socialização




Joana Carvalheiro Nº11 - 12ºC


_______________________________________________________________


  • Socialização

Socialização é o ato ou efeito de socializar, isto é, de tornar social, de reunir em sociedade. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação., adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
Pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de um determinado meio social, do qual os indivíduos e/ou grupos são alvo, tendo deste modo como objetivo a integração do individuo na sociedade.  
                              



  • Socialização primária e socialização secundária


Por norma geral consideramos a existência de dois tipos de socialização: a primária e a secundária. 

A primária inicia-se em criança e tem um valor muito importante pois deixará marcas para o resto da vida visto que é em criança que se constrói as bases mais importantes de um indivíduo. A criança aprende a falar, aprende as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que pertencem.

A secundária, por sua vez, ocorre a propósito das alterações na condição social das pessoas adultas, como por exemplo a mudança de estado civil e a entrada no mundo do trabalho



                                  Imagem relacionada


  • Mecanismos de Socialização


De modo a interiorizar a cultura do grupo a que determinado pessoa pertence ou deseja pertencer, é necessário recorrer a certos mecanismos como:
Aprendizagem: O individuo socializa-se quando ele aprende os valores, as normas sociais. Por exemplo, o professor diz explicitamente o que ele tem de fazer e não fazer.
Imitação: O individuo reproduz os comportamentos que ele observa.
Identificação: O indivíduo vai identificar-se com outras pessoas que considera que desempenha determinados papéis considerados importantes. Esta identificação faz com que um indivíduo em causa adquira, progressivamente, esses mesmos comportamentos. Um exemplo por identificação é quando nos identificamos com os nossos pais ou amigo que admiramos muito.


                                          Imagem relacionada




  • Agentes de Socialização
A socialização permite a relação entre o indivíduo e um grupo social que mistura normas e valores. Por estes grupos identificamos os agentes de socialização. São eles a família, a escola, os grupos sociais e os meios de comunicação... É muito difícil separar a parte de atuação que cabe a cada um dos agentes. São eles:

A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade. Mas na sociedade actual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novos factores culturais. No caso das famílias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socialização dos pais pois são as crianças que facilitam a integração dos seus pais.

A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.

Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituições que continuam a sua socialização. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade actual dispõe são os meios de comunicação.



                                         Resultado de imagem para agentes de socializaçao







http://societaslogos.blogspot.pt/2009/09/agentes-de-socializacao.html

https://www.significados.com.br/socializacao/

http://www.sociologia.com.br/a-socializacao-e-os-agentes-de-socializacao/

http://pt.slideshare.net/filosofiavilaflor/socializao-4372622


A Socialização e os seus agentes


A socialização e os seus agentes e mecanismos


lições 55 e 56 - 18 de janeiro de 2017


postagens no blog sobre agentes de socialização



Resultado de imagem para socialization agents

Socialização e Agentes de Socialização

 Socialização e agentes de socialização






-Definição de Socialização


Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento colectivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade. socialização é um processo que continua toda a vida. É um processo que permite à sociedade integrar indivíduos como um ser social transmitindo valores.






-Socialização primaria e secundaria 




Para a socialização primária, a família tem o papel mais importante. Os pais transmitem ao filho a língua, os valores gerais, as normas, a maneira de se comportar, os costumes, a cultura, etc. Depois, a escola permite transmitir a cultura do país. As associações permitem completar a socialização e o papel dos pais. As medias (televisão, rádio, Internet) também são um agente de socialização. 





-Práticas Sociais 



 Todas as cultura tem suas próprias regras, ou seja, condutas habituais que têm um significado concreto dentro dessa cultura, mas que não tem valor em outro grupo cultural. Desta forma, podemos falar de práticas sociais para referir a este tipo de comportamento social aceite por um grupo de indivíduos.




-Existem 3 tipos de mecanismos de socialização:



– A socialização por aprendizagem: O individuo socializa quando ele aprende os valores, as normas sociais. Por exemplo, o professor diz explicitamente o que ele tem de fazer e o que não fazer.
– A socialização por imitação: O individuo reproduz os comportamento que ele vê.
– A socialização por identificação: O indivíduo vai se identificar com outras pessoas (pais, etc.)