Agrupamento de Escolas de São João da Talha
Ano Letivo 2016/17
Professora: Leonor Alves
Socialização e Agentes da Socialização
Beatriz Morgado Nº3 12ºC
Socialização
A socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, pelo meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
A socialização é o processo pela qual o individuo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. O individuo através da socialização desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, onde adquirem os hábitos que os capacitam a viver numa sociedade.
Socialização Primária
A socialização primária, nas crianças tem um valor primordial e deixa marcas muito profundas para toda a vida, já que é em criança, que construímos o primeiro mundo do individuo.
A criança na socialização primária aprende e interioriza :
- A linguagem
- As regras básicas da sociedade
- A moral
- Os modelos comportamentais do grupo ao qual pertencemos
Socialização Secundária
A socialização secundária, ocorre na vida adulta, a propósito das várias alterações significativas na condição social das pessoas, temos o exemplo:
- Mudança do estado civil
- Entrada no mundo de trabalho
- Ser preso
- Ficar desempregado
Mecanismos de Socialização
A interiorização da cultura do grupo ao qual um determinado individuo pertence ou deseja pertencer, é necessário recorrer a certos mecanismos, sendo eles os seguintes:
- Aprendizagem - é através da aprendizagem que são incutidos valores ao individuo, as regras sociais, consideradas corretas
- Imitação - é a reprodução dos comportamentos observados pelo individuo, isto é, copiados
- Identificação - é o processo quando um individuo se identifica com outra pessoa que desempenha determinados papéis considerados importantes. A identificação faz com que o individuo em causa adquira, esses mesmos comportamentos.
Agentes de Socialização
A integração dos seres humanos em grupos exige, que cada individuo assimile novas regras e padrões para agirem de maneira correta. Estes grupos são também considerados agentes de socialização.
Os grupos mais importantes são:
- A família - a família tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. Nos primeiros anos de vida, as crianças adquirem, a linguagem e os habitos do seu grupo social. Os primeiros anos de vida de uma criança, são os mais importantes, os pais tem o papel de adaptar os filhos a sociedade.
- A escola - é na escola que a criança entra no meio social, onde vai ter uma influência fundamental na sua vida. Tem várias funções, as quais são, proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos. Tudo o que eles aprendem na escola, vão lhe ser úteis para toda a vida, impõem-lhe novas regras além daquelas que os pais impõem e uma disciplina que os liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, vão aprender a conhecer os outros e o meio que os rodeia.
- Os Grupos Sociais - durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e a outras instituições que continuam a sua socialização.
http://pt.slideshare.net/filosofiavilaflor/socializao-4372622?qid=a0c74ba7-3843-4a17-9878-1ffb54188182&v=&b=&from_search=6
https://www.significados.com.br/socializacao/
http://societaslogos.blogspot.pt/2009/09/agentes-de-socializacao.html
Sem comentários:
Enviar um comentário