É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Na Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação., adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
Por outras palavras, a socialização é a tomada de consciência (ou
consciencialização) da estrutura social que envolve uma pessoa. O processo é
possível graças à ação dos chamados agentes sociais, que são as instituições e
os sujeitos representativos com capacidade para transmitir os elementos
culturais apropriados. Os agentes sociais de maior relevância são a família e a escola, embora não sejam os únicos.
A socialização começa na infância, esta etapa se chama “socialização primária”, e continua por toda a vida. Durante a socialização primária, a família, os vizinhos a escola e os amigos têm um papel particularmente importante.
Envolvendo a importância dos carinhos, afetos, amor, valores, as regras e normas básicas da sociedade. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo.
Ocorre ao longo da vida e sempre que há mudanças ou necessidades de adquirir novas competências. Os agentes de socialização, variam consoante o rumo que dermos às nossas vidas: empresas, sindicatos, partidos políticos, associações recreativas, religiosas, culturais etc...
Cumprindo sempre a mesma necessidade, de vivermos em comunidade.
Aqui, a socialização integra o indivíduo em novos contextos (no trabalho, por exemplo). O indivíduo vai aprender novos papéis.
Os mecanismo da socialização: aprendizagem, imitação e a identificação.
Aprendizagem são incutidos no indivíduo os valores, as regras sociais, considerando corretas e os modelos de comportamentos do grupo ao que o mesmo pertence.
Imitação consiste na reprodução de comportamentos observados, sendo copiados em casa ou na rua.
Identificação é quando o indivíduo se identifica com uma pessoa que desempenha um papel importante na sua vida. Essa identificação faz com que o indivíduo em causa adquira, progressivamente, esses mesmo comportamento.
Os Agentes da Socialização:
Família, Escola, Meios De Comunicação, Amigos, Trabalho
A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as crianças adquirem a linguagem, as normas, as regras, os valores, e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos.
A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.
Os Amigos: têm um papel muito importante no desenvolvimento das relações de solidariedade, cooperação, interdependência, e identidade pessoal. É na escola onde fazemos os primeiros amigos.
Meios de Comunicação:ajuda-nos a socializar-nos com os outros de um forma mais profunda, através da Internet, e também a aprender e ter mais informação sobre a sociedade que nos rodeia.
eu trabalhando ceeja inclusao para surdos maravilhosa
ResponderEliminarÓtima abordagem, pertinente para o âmbito escolar.
ResponderEliminarEu também gostei muito deste tema , interessante para ser abordado em sala.
ResponderEliminar