quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Socialização e Agentes de Socialização

 Socialização e agentes de socialização






-Definição de Socialização


Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento colectivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade. socialização é um processo que continua toda a vida. É um processo que permite à sociedade integrar indivíduos como um ser social transmitindo valores.






-Socialização primaria e secundaria 




Para a socialização primária, a família tem o papel mais importante. Os pais transmitem ao filho a língua, os valores gerais, as normas, a maneira de se comportar, os costumes, a cultura, etc. Depois, a escola permite transmitir a cultura do país. As associações permitem completar a socialização e o papel dos pais. As medias (televisão, rádio, Internet) também são um agente de socialização. 





-Práticas Sociais 



 Todas as cultura tem suas próprias regras, ou seja, condutas habituais que têm um significado concreto dentro dessa cultura, mas que não tem valor em outro grupo cultural. Desta forma, podemos falar de práticas sociais para referir a este tipo de comportamento social aceite por um grupo de indivíduos.




-Existem 3 tipos de mecanismos de socialização:



– A socialização por aprendizagem: O individuo socializa quando ele aprende os valores, as normas sociais. Por exemplo, o professor diz explicitamente o que ele tem de fazer e o que não fazer.
– A socialização por imitação: O individuo reproduz os comportamento que ele vê.
– A socialização por identificação: O indivíduo vai se identificar com outras pessoas (pais, etc.)



Sem comentários:

Enviar um comentário