A socialização e os seus agentes
⧪ A sociologia, regra geral, designa-se por ser um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, inicialmente caracterizada pela "imitação", de modo a tornar-se mais sociável.
Assim, a socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu, adquirindo os seus hábitos e valores caraterísticos. É através desta prática social que o indivíduo desenvolve a sua personalidade. Por outras palavras, a socialização é o processo de adquirir conhecimento social, mas também o processo de transformar o ser humano biológico num ser humano social.
Mais especificamente, a socialização inicia-se na infância, uma etapa denominada por "socialização primária". Durante a socialização primária, a família, a escola e os amigos têm um papel particularmente importante.
Por sua vez, a chamada "socialização secundária" é posterior à socialização primária e integra-se na idade adulta do indivíduo. Desta forma, esta socialização insere o indivíduo em novos contextos como, por exemplo, no trabalho, no casamento, etc.
⧫ Existem 3 tipos de mecanismos de socialização:
1. A socialização por aprendizagem: O indivíduo começa a sua socialização quando aprende os valores e normas sociais,
Exemplo: Na escola, o professor diz explicitamente o que é que o indivíduo tem ou não de fazer.
2. A socialização por imitação: O indivíduo reproduz os comportamentos que observa.
3. A socialização por identificação: O indivíduo identifica-se com outras pessoas, entre as quais, os pais, os amigos, etc.
⧪ Agentes de socialização
A socialização permite a relação entre o indivíduo e um grupo social que contém normas e valores. Estes grupos são os chamados agentes de socialização. Existem vários, como a família, a escola, as associações e empresas, etc.
- Para a socialização primária, a família tem o papel mais importante. Os pais transmitem ao filho a sua língua, os valores e normas que possuem, as formas de comportamento, os costumes e a sua cultura, entre variadas outras coisas.
- Por sua vez, a escola transmite a cultura do país, a linguística e as matérias consideradas importantes para a vida do indivíduo.
- Também a média como a televisão, a rádio e a Internet, desempenha um papel importante, sendo considerada um agente de socialização. Através da média os indivíduos podem identificar-se com telenovelas, filmes, etc.
- Outro agente de socialização a não esquecer é o grupo de amigos. Estes compartilham valores e normais sociais, como a maneira de falar e as práticas culturais.
⧫Na socialização secundária, os colegas de trabalho, por exemplo, são os agentes de socialização. A socialização secundária é a socialização que interioriza os valores e as normas próprias a um grupo profissional.
- Neste caso, a família ocupa um novo papel como agente de socialização. Por exemplo, o marido/esposa será um novo agente de socialização.
- Também as associações são caraterizadas como agentes de socialização.
Gostei do conteúdo... Foi muito útil!
ResponderEliminar